segunda-feira, 30 de março de 2009

ESTUDO E SOCIALIZAÇÃO DO FASCÍCULO 1

O terceiro encontro presencial do Pró-Letramento de Alfabetização e Linguagem ocorreu no 25 e foi destinado ao estudo e socialização do Fascículo 1. Na foto, professoras da rede municipal realizando o aprofundamento teórico sobre os eixos; Leitura, Produção de Texto e Oralidade.

Troca de Experiências nas apresentações dos eixos temáticos.


Exposição de cartazes





Após a a leitura da mensagem , "A menina do Vestido Azul" (Cleibiana Seibel ), todos os cursistas receberam da tutora um marcador de página simbolizando a mensagem. Foi o máximo!




Beijos e Abraços!
Cristiane Partelli

quarta-feira, 18 de março de 2009

1º ENCONTRO DO FASCÍCULO 1

Ótimo, essa é a palavra que descreve o nosso primeiro encontro...
Estou muito otimista e realizada, pois o grupo que oriento é nota 10, percebí que os cursistas, embora atribulados com seus afazeres estão com muitas expectativas quanto ao programa e estão colaborando com o mesmo.
O 1º encontro foi fantástico, graças aos cursistas, que acolheram-me muito bem.
Muito Obrigada!

Então Pessoal, essa é a super equipe do Pró-Letramento na área de Alfabetização e Linguagem da cidade de Pinheiros-ES. Juntos, vamos desenvolver um trabalho dinâmico e eficaz para revolucionarmos o ensino e aprendizagem nas séries inicias do nosso município.

Neste 1º encontro do 1º fascículo, discutimos os temas Alfabetização e Letramento, Língua e Ensino da Língua e Compreensão e valorização da cultura escrita .

Para dinamizar este encontro, todos os cursistas tiveram minutos de fama e foram a frente socializar conceitos sobre os temas Alfabetização e Letramento. Este painel ficou realmente maravilhoso...com muitas informações importantíssimas sobre o Alfabetizar Letrando, que é o grande desafio proposto pelo Pró-Letramentro na área de Linguagem e Alfabetização. Cursistas vocês são nota 10! Parabéns!!!

Beijos e Abraços...

Cristiane Partelli - Tutora do Pró-Letramento -Linguagem e Alfabetização.












AULA INAUGURAL

Estou muito feliz com o início do Pró-Letramento na minha cidade...
Nós tivemos a aula inaugural dia 13/03/09 e foi muito especial, contamos com a presença dos cursistas do Pró-Letramento de Linguagem/Alfabetização e Matemática, também estiveram presentes; a secretária de Educação Simone Alves Fernandes, a coordenadora Pedagógica Sônia Ferreira e a coordenadora do Pró-Letramento Maria Glória Fernandes.



Beijos e Abraços! Cristiane Partelli

terça-feira, 17 de março de 2009

O que é o Pró-Letramento?

O Pró-Letramento - Mobilização pela Qualidade da Educação - é um programa de formação continuada de professores, para melhoria da qualidade de aprendizagem da leitura/escrita e matemática nas séries iniciais do ensino fundamental. O Programa é realizado pelo MEC, em parceria com Universidades que integram a Rede Nacional de Formação Continuada e com adesão dos estados e municípios. Podem participar todos os professores que estão em exercício, nas séries iniciais do ensino fundamental das escolas públicas.
O Pró-Letramento funciona na modalidade a distância. Para isso, utiliza material impresso e vídeos e conta com atividades presenciais, que são acompanhadas por professores orientadores, também chamados tutores.

Objetivos
  • Os objetivos do Pró-Letramento são: oferecer suporte à ação pedagógica dos professores das séries iniciais do ensino fundamental, contribuindo para elevar a qualidade do ensino e da aprendizagem de Língua Portuguesa e Matemática;
  • Propor situações que incentivem a reflexão e a construção do conhecimento como processo contínuo de formação docente; q desenvolver conhecimentos que possibilitem a compreensão da matemática e da linguagem e seus processos de ensino e aprendizagem;
  • Contribuir para que se desenvolva nas escolas uma cultura de formação continuada;
  • Desencadear ações de formação continuada em rede, envolvendo Universidades, Secretarias de Educação e Escolas Públicas dos Sistemas de Ensino.

Mais informações:

http://portal.mec.gov.br/seb/index.php?option=content&task=view&id=559