terça-feira, 23 de junho de 2009

FASCÍCULO 4 - ORGANIZAÇÃO E USO DA BIBLIOTECA ESCOLAR E SALAS DE LEITURA

APRESENTAÇÃO

Discutimos neste fascículo sobre a importância da Biblioteca Escolar ou da Sala de Leitura, sua organização e possibilidade de uso .
Analisamos diferentes modalidades de leitura, a diversidade de suportes de textos e a fundamental mediação do(a) professor(a) no processo de letramento. O uso do dicionário em sala de aula também foi objeto de reflexão.
A turma do Pró-letramento Alfabetização e Linguagem, em virtude do tema Organização e uso da Biblioteca escolar e das salas de leitura, fez uma visita a Biblioteca Comunitária e a Estação Digital do Bairro Santo Antonio.
Fomos recepcionados pela 1ª Dama de Pinheiros; Sílvia e pela maravilhosa equipe que acompanha o desenvolvimento deste brilhante projeto o qual tem se expandido pelos diversos bairros de Pinheiros. Neide a responsável pelo funcionamento da biblioteca comunitária, explicou como se dá o agendamento, os horários e respondeu as demais perguntas dos cursistas. Sílvia contou para todos como surgiu a idéia do projeto da Biblioteca Comunitária e revelou os novos projetos para os demais bairros, incluindo a Biblioteca Municipal que será ampliada em breve.

Passeio inesquecível...
Todo mundo, muuuito entusiasmado...

Valeu ...Vocês são D +...


Apreciação do Acervo...

Êta menina estudiosa...


A turma presenteou a Biblioteca Comunitária com um Livro de Poesia do querídissimo autor Pablo Neruda e é claro todos os cursistas deixaram seus autógrafos registrados no livro.

quarta-feira, 10 de junho de 2009

DINÂMICA

DINÂMICA: CASA, MORADOR E TERREMOTO


Objetivo: cooperação, atenção, agilidade e descontração; Material: nenhum; Intensidade: moderada;
Desenvolvimento: formar trios, mais 1 ou 2 pessoas que devem ficar de fora dos trios; O animador pede que sejam formados trios, sendo que em cada trio ficam duas pessoas uma de frente para outra de mãos dadas e uma terceira pessoa no meio das duas . Após formados todos os trios, terá que sobrar uma ou duas pessoas. O animador vai descrevendo os papéis de cada um. Aqueles que estão no trio, no meio das duas pessoas serão os MORADORES, os que estão de mãos dadas serão as CASAS e aquele que sobrou deverá, após o comando, fazer parte de uma CASA ou ser um MORADOR .
Os comandos:

1º) Quando o animador falar MORADOR, os MORADORES de cada trio deverão sair de suas CASAS e procurar outra CASA, aquele que estava de fora vai aproveitar para procurar uma nova CASA.
2º) Quando o animador falar CASA, as CASAS deverão deixar seus MORADORES e procurar outro MORADOR, mas só pode sobrar uma pessoa, se sobrar duas pessoas os integrantes da CASA poderão virar um MORADOR.
3º) Quando o animador falar TERREMOTO aí vai ser uma bagunça geral, tanto os MORADORES quanto as CASAS deverão se desmanchar por completo e formar novas CASAS e novos MORADORES.


ESTA DINÂMICA FOI SENSACIONAL...

LEIA ATÉ O FIM

O Professor está sempre errado

Quando…
É jovem, não tem experiência
É velho, está superado
Não tem automóvel, é um coitado
Tem automóvel, chora de “barriga cheia”
Fala em voz alta, vive gritando
Fala em tom normal, ninguém escuta
Não falta ao colégio, é um Caxias ,
Precisa faltar, é turista
Conversa com os outros professores,
está falando mal do aluno
Não conversa, é desligado
Dá muita matéria, não tem dó dos alunos
Dá pouca matéria, não prepara os alunos
Brinca com a turma, é metido a engraçado
Não brinca com a turma, é um chato
Chama à atenção, é um grosso
Não chama à atenção, não sabe se impor
A prova é longa, não dá tempo
A prova é curta, tira a chance do aluno
Escreve muito, não explica
Explica muito, o caderno não tem nada
Fala corretamente, ninguém entende
Fala a “língua do aluno”, não tem vocabulário
Exige, é rude
Elogia, é debochado
O aluno é reprovado, é perseguição
O aluno é aprovado, “deu mole”
É, o professor está sempre errado
Mas, se você conseguiu ler até aqui, agradeça a ele.
Fonte:
Folhas no Caminho

AGRADECIMENTO

EU CRISTIANE, QUERO AGRADECER POR ESTA MARAVILHOSA EXPERIÊNCIA COM O
PRÓ-LETRAMENTO, ESTOU AMANDO.
O GRUPO É MARAVILHOSO, PARTICIPATIVO E FELIZ.
OS RECADOS QUE O GRUPO TEM DEIXADO PARA MIM SOBRE O CURSO NO DIÁRIO DE BORDO, TEM ME DADO MAIS ENTUSIASMO PARA CONTINUAR SEMPRE TENTANDO FAZER O MELHOR.
POR ISSO, MUITO OBRIGADA!!! VOCÊS SÃO DE +.

BEIJOS, BEIJINHOS E BEIJOCAS...

CRISTIANE PARTELLI

DINÂMICA

DINÂMICA DO BEIJO

Objetivo: Descontração e quebra gelo; Intensidade: Leve;
Desenvolvimento: Todos em círculo, em uma grande roda. O Coordenador explica a dinâmica que deve ser dito o seguinte: _Cada um deve dizer do colega do lado direito, à parte do corpo que mais admira ou acha bonita. Quando todos tiverem escolhido esta determinada parte do corpo, o coordenador dá um novo comando e: Cada pessoa deverá dar um beijo exatamente no local escolhido.


OBS: Essa dinâmica, geralmente é desenvolvida com um grupo que já tenha uma certa intimidade, para que ela tenha sucesso.

BEIJINHOS...
CRISTIANE PARTELLI

FASCÍCULO 3 - ORGANIZAÇÃO DO TEMPO PEDAGÓGICO E O PLANEJAMENTO DO ENSINO

PLANEJAMENTO É…
1. Planejamento é processo de busca de equilíbrio entre meios e fins, entre recursos e objetivos, visando ao melhor funcionamento de
empresas, instituições, setores de trabalho, organizações grupais e outras atividades humanas. O ato de planejar é sempre processo de reflexão, de tomada de decisão sobre a ação; processo de previsão de necessidades e racionalização de emprego de meios (materiais) e recursos (humanos) disponíveis, visando à concretização de objetivos, em prazos determinados e etapas definidas, a partir dos resultados das avaliações (PADILHA, 2001, p. 30).
2. Planejar, em sentido amplo, é um processo que “visa a dar respostas a um problema, estabelecendo fins e meios que apontem para sua superação, de modo a atingir objetivos antes previstos, pensando e prevendo necessariamente o futuro”. Mas considerando as condições do presente, as
experiências do passado, os aspectos contextuais e os pressupostos filosófico, cultural, econômico e político de quem planeja e com quem se planeja. (idem, 2001, p. 63).
Planejar é uma atividade que está dentro da educação, visto que esta tem como características básicas: evitar a improvisação, prever o futuro, estabelecer caminhos que possam nortear mais apropriadamente a execução da ação educativa, prever o acompanhamento e a avaliação da própria ação. Planejar e avaliar andam de mãos dadas.
PLANO DE AULA É…
Plano de aula é um documento utilizado pelo professor para elaborar o seu dia letivo, para o registro de decisões do tipo: o que se pensa fazer, como fazer, quando fazer, com que fazer, como quem fazer. Para existir plano é necessária a discussão sobre fins e objetivos, culminando com a definição dos mesmos, pois somente desse modo é que se podem responder as questões indicadas acima.O plano é a “apresentação sistematizada e justificada das decisões tomadas relativas à ação a realizar” (FERREIRA apud PADILHA, 2001, p. 36). Plano tem a conotação de produto do planejamento.Plano de aula é um “guia” e tem a função de orientar a prática do professor, partindo da própria prática e, portanto, não pode ser um documento rígido e absoluto. Ele é a formalização dos diferentes momentos do processo de planejar que, por sua vez, envolve desafios e contradições (FUSARI, op. cit.).